Quem Somos


Fundada em 1939 pelos alunos da Escola Paulista de Medicina, a Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto é uma das atléticas mais tradicionais e bem estruturadas do país.

Com mais de 80 anos de história, a AAAPB é um dos maiores órgãos representativos dos alunos da EPM/Unifesp, proporcionando a integração dos estudantes por meio da prática esportiva e desenvolvendo fortes ações de responsabilidade social.

Nosso objetivo é não limitar nossa ação à simples prática de esportes, mas devolver à comunidade o nosso privilégio de estudarmos em uma universidade pública de tamanha qualidade.

ESPORTE, EXTENSÃO E LAZER

É por isso que a AAAPB se estabelece em três pilares de atuação: esporte, extensão e lazer.

Nenhuma das nossas ações valeriam a pena se não fosse gratificante fazermos. Fazemos por nós, pelos que estão conosco e por todos que já passaram por aqui.

NOSSA HISTÓRIA

Fundação


Antes mesmo de fundar uma associação propriamente dita, os alunos da Escola Paulista de Medicina (EPM) coordenavam suas práticas esportivas por meio do Setor de Esportes do Centro Acadêmico Pereira Barretto (CAPB) fundado em 1933.

Somente em 1939 a Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto foi fundada pelos alunos da Escola Paulista de Medicina. O nome da Associação, assim como o nome do Centro Acadêmico, foi uma homenagem a Luís Pereira Barretto (1840-1923), médico brasileiro formado na Bélgica, fundador e patrono da Cadeira nº1 da Academia de Medicina de São Paulo.

Campeonatos


Logo em 1940 foi realizada a primeira edição da “Pauli-Poli”, competição entre alunos da Escola Paulista e da Escola Politécnica (POLI-USP). A competição universitária se consagrou uma das mais tradicionais do país, sendo conhecida também como a “Competição Majestade” do esporte universitário.

Somente em 1967 foi realizada a primeira edição da INTERMED, competição esportiva entre as principais faculdades de medicina de São Paulo, que consagrou a Escola Paulista de Medicina a primeira faculdade campeã do torneio.

Em 1969 a competição contava com a participação de sete faculdades de medicina (Escola Paulista de Medicina, Santa Casa, Sorocaba, UNESP Botucatu, Unicamp, USP Ribeirão Preto, USP SP). Mais uma vez a Escola Paulista se consagrou campeã geral da Intermed.

Ao todo a AAAPB reúne 14 títulos na maior competição esportiva da América Latina entre faculdades de medicina.

APOIE A AAAPB!

Seja um patrocinador!

A Escola Paulista de Medicina/Unifesp é uma das faculdades de medicina mais bem conceituadas do país e da América Latina. Os eventos realizados por seus alunos recebem grandes holofotes.

O público que participa e interage com as atividades e eventos da AAAPB é diverso. Nosso foco está principalmente na população jovem (18 a 35 anos) com alto poder de compra e influência na formação de opinião. Nosso público também é composto por médicos ex-alunos, atuantes nos maiores hospitais de São Paulo e do Brasil.

Patrocinar a AAAPB não é apenas uma questão financeira, mas também apoiar o esporte universitário nacional de alto desempenho, e dar oportunidade para os estudantes da Escola Paulista de Medicina no desenvolvimento de habilidades que não são ensinadas na sala de aula. Apoiar a AAAPB é, além disso tudo, associar-se à excelência universitária e esportiva construída ao longo de mais de 80 anos de existência da EPM e da Atlética.

CONTATO

patrocinioemarketing.aaapb@gmail.com

presidencia.aaapb@gmail.com


Estatuto:

Skip to content