Ações Sociais


Além da forte tradição esportiva e do lazer proporcionado pelo espaço de convivência e atividades, outro pilar fundamental de atuação da AAAPB é a Extensão.

É por meio de Ações Sociais, pautadas nos nossos projetos de Extensão, que a AAAPB devolve à sociedade um pouco do privilégio que nós, estudantes da Escola Paulista de Medicina, conquistamos ao entrar nessa instituição com tradição no ensino e formação de grandes médicos.

Entre os principais projetos realizados, encontram-se:

Dia das Crianças

            É um evento realizado pelo Departamento de Extensão da AAAPB com as crianças da Escola Paulistinha de Educação. É uma tarde brincadeiras e atividades, além de guloseimas, permitindo o maior contato entre as crianças e os universitários, além da promoção de ações de saúde (como lavagem de mãos). É realizado em outubro, próximo à data do Dia das Crianças.

Água Vida

            Você gosta de nadar? Gostaria de ajudar o GRAACC fazendo isso?

Essas duas coisas são possíveis em um dos eventos de Extensão mais importantes da AAAPB: o Água Vida. É um projeto realizado que consiste em um campeonato de natação entre diferentes equipes de faculdades e academias realizado em meados de novembro, cuja arrecadação baseada nas taxas de inscrição é destinada ao GRAACC – o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. O GRAACC é uma instituição sem fins lucrativos que, desde 1991 (ano de sua fundação), vem oferecendo às crianças e adolescente com câncer, dentro do mais alto padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.

Saúde e Prato Cheio

            É um projeto tradicional realizado em dezembro que visa arrecadar alimentos para instituições beneficentes. Durante a campanha, em troca de doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, alunos da EPM dispõem-se em supermercados, oferecendo atendimentos relacionados a hipertensão, diabetes e obesidade, por meio da aferição de pressão, medição de glicemia e circunferência abdominal dos doadores. Além disso, são dados maiores informações e aconselhamentos. Para nós, é uma forma de conscientizar a população, aprender com as interações, vivências e práticas médicas e, ao mesmo tempo, ajudar organizações não-governamentais (ONG’s) e o CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), organização sem fins lucrativos que atua no combate e prevenção à má-nutrição infanto-juvenil.

Recepção dos Calouros

            O ingresso na faculdade e curso dos sonhos para todos nós é um momento único na vida. Com isso, a AAAPB, em conjunto com os Centros Acadêmicos do Campus São Paulo da UNIFESP e com o NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante) realiza a Recepção dos Calouros todo ano. Essa recepção conta com um tour pelas dependências da faculdade e instruções passadas pelos nossos guias com o objetivo de instruir e situar os calouros e abraça-los para esta jornada tão incrível que se inicia ao ingressar na Universidade. Além disso, o Departamento de Extensão organiza uma semana inteira com diversas atividades instrutivas e integrativas para os calouros todos os anos, que conta com a participação de diversas instituições como a AACD e a Fundação Dorina Nowill.

Workshop Na Escola (WS)

            Um dos eventos mais esperados do ano, o Workshop Na Escola já é uma tradição entre os eventos realizados pelo Departamento de Extensão da AAAPB.

            Todo estudante, seja do ensino médio ou fundamental ou mesmo que está no cursinho pré-vestibular, tem a árdua missão de escolher o que fazer no futuro (em qual o curso vai ingressar, com o que vai trabalhar, etc) e uma parcela significativa deseja um curso na área da saúde (medicina, enfermagem, fisioterapia, etc.). Contudo, esses estudantes muitas vezes não têm certeza dessa escolha e/ou ainda não conhecem tão bem o curso.

Para ajudar com essa difícil decisão, o Departamento de Extensão da AAAPB criou o Workshop Na Escola, um evento que permite ao participante tomar contato com um pouco do que ele vivenciará na faculdade: visita ao laboratório de anatomia, aulas de semiologia, gesso e sutura e uma atividade especial baseada no tema do Workshop do ano vigente. Além disso, o WS conta com palestras de alunos e professores da nossa amada Escola Paulista de Medicina, que motivam e inspiram os carinhosamente denominados “proto-calouros” a seguir nesta jornada exigente de vestibulares e cursinhos e dar aquele último gás antes das provas. Tradicionalmente, o evento ocorre no mês de julho.

OUTROS EVENTOS